#SeLiganaTag 34

A Justiça britânica começou a analisar hoje o recurso do governo dos Estados Unidos para reconsiderar a decisão de não extraditar o fundador do WikiLeaks, Julian Assange. Manifestantes, jornalistas e organizações como a Repórteres Sem Fronteiras estão do lado de fora do Supremo Tribunal Britânico acompanhando e protestando contra a extradição.

A secretária-geral da Anistia Internacional, Agnes Callamard, pediu às autoridades norte-americanas que retirassem as acusações contra Assange, e que as autoridades do Reino Unido não o extraditassem e libertassem imediatamente.

Na internet também há muitas manifestações de apoio ao jornalista e hacker, que passou sete anos na embaixada do Equador em Londres e dois anos e meio na penitenciária de segurança máxima de Belmarsh.

Em janeiro. a juíza Vanessa Baraitser rejeitou o pedido de extradição dos Estados Unidos alegando que existia um alto risco de suicídio Julian Assange, o que é bem compreensível, já que se for extraditado, Julian será julgado por espionagem e pode pegar até 175 anos de prisão.

A Revista O Sabiá está acompanhando em tempo real a audiência. Siga pelas mídias sociais a arroba: @revistaosabia.

 

Assuntos e links da coluna #SeLiganaTag no programa Manhã com Dignidade do dia 27/10/2021.
Pular para o conteúdo