Já pediu algo pelo app hoje, nesse dia gelado? Se não pediu, vai pedir.
Seja comida, remédio ou qualquer outra coisa, quem entrega é um trabalhador, muitas vezes nas piores condições possíveis e sem nenhum direito ou segurança. Por esses motivos, entregadores de todo o país se organizaram em rede e lançaram o “Apagão dos Apps“, uma ação digital cuja proposta vai além de mobilizar os entregadores, como também angariar o apoio de toda a sociedade por melhores condições de trabalho de quem leva as coisas até sua porta, debaixo de chuva ou sol.
O apagão ainda não tem data marcada, mas será um dia para não pedir comida online, dar notas baixas para as plataformas de delivery nas lojas de aplicativo e fazer comentários nas redes sociais contra a precarização dos trabalhadores. Para saber mais, Se Liga na Tag: #ApagãoDosApps e na arroba: @entregadoresantifascistas_.
É importante destacar que esse movimento de profissionais precarizados pelas plataformas digitais é um fenômeno global em resposta ao chamado “Capitalismo de Plataforma”, que é a intermediação das relações entre as pessoas por meio dos softwares das megacorporações, que só prestam contas aos seus acionistas. Pra resolver isso, uns falam em regulamentar, outros falam em alternativas como Cooperativismo de Plataforma (que é assunto para outra coluna), e ainda tem aqueles que lembram que para resolver esses problemas de uma vez por todas, tem o socialismo.
Assuntos e links da coluna #SeLiganaTag no programa Manhã com Dignidade do dia 28/7/2021.