Finalmente assisti “Nosferatu”, filme do Robert Eggers de 2024, que é praticamente uma mescla da produção original de 1924, de Friedrich Wilhelm Murnau, com o Drácula de Coppola (1992), só que com mais pesquisa e referências das lendas locais e do folclore europeu. E isso não é um demérito da obra, muito pelo contrário. Caracterizações muito bem feitas e um elenco dedicado, com Nicholas Hoult, Lily-Rose Depp e Willem Dafoe à frente.

Dafoe, inclusive, que nesse filme faz uma espécie de Van Helsing, interpretou o próprio Nosferatu na produção de E. Elias Merhige de 2000, “Shadow of the Vampire”, com John Malkovich no papel de Murnau – um filme que fala mais de cinema do que de vampiros e, na minha opinião, é ainda a melhor derivação de Nosferatu. De qualquer forma, recomendo assistir Nosferatu, disponível no Prime Video, enquanto Shadow of the Vampire só deve ser encontrado em algum link de torrent.

@thiago Cara, meu irmão está fazendo um versão em quadrinhos brasileira do Nosferatu que é justamente uma junção do livro original e do filme do Murnau!!! Curioso isso
@gui @thiago Bacana! São as duas referências principais. Envia quando sair.