Circula na Internet nos últimos dias diversos alertas sobre a movimentação de grupos fundamentalistas para ocuparem os Conselhos Tutelares, que realização eleições em todo o país no dia 6 de outubro. O objetivo – segundo apurado na matéria da BBC – é o controle sobre as pautas de gênero e sexualidade nas escolas a partir do recorte religioso e conservador. Ou seja, é mais um ataque aos princípios do Estado Laico e a diversidade social brasileira.
Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990, o Conselho Tutelar é um dos principais órgãos de defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
As eleições dos novos representantes ocorrem de forma diferente em cada município, todas as pessoas com título de eleitor pode participar. É muito importante se mobilizar pela manutenção do caráter laico dos Conselhos Tutelares, por isso, pesquise e vote em candidatos comprometidos com a laicidade e a democracia.
Publicarei links com mais informações e recomendação de candidatos – principalmente em Floripa – nos meus perfis nas mídias sociais. Faça o mesmo na sua cidade.