A Cúpula do Clima começa nesta quinta-feira (22/4). O evento reúne 40 líderes mundiais e marca o retorno dos EUA ao Acordo de Paris, um tratado da ONU para conter o aquecimento global. São 40 líderes quem veem o Brasil como um pária ambiental no planeta. E é nesse climão que diversas organizações e movimentos sociais levantaram a tag #foraSalles. Ricardo Salles, o Ministro do Meio Ambiente tem diversas acusações e fatos que comprovam a pior gestão que a pasta já teve desde que foi criada. Entre as acusações, a de que o mandatário mantém à frente do Ibama um advogado especializado em barrar pareceres técnicos para favorecer madeireiros, petroleiros e infratores ambientais. O Resultado: o desmatamento explodiu na Amazônia e as queimadas subiram 15% em relação a 2019, ao mesmo tempo em que as multas do Ibama caíram pela metade.
Por falar em meio ambiente, fica a dica para seguir o perfil @orobotox no twitter. A conta é de um projeto da Agência Pública e da Repórter Brasil para monitorar os registros de agrotóxicos no Diário Oficial. Hoje, por exemplo, segundo @orobotoxm existem 3.197 produtos agrotóxicos comercializados em todo o Brasil.
Por último, fica o registro da grande perda que a comunidade cultural catarinense teve na madrugada do último domingo, com o falecimento da atriz, escritora, diretora Carmen Fossari, uma referência para todos que trabalham com arte e cultura em Santa Catarina e no Brasil. Desde a partida de Carmen tem circulado nas redes uma proposta de nomear o Teatrinho da UFSC como Teatro Carmen Fossari. O que é mais do que justo.
Assuntos e links da coluna #SeLiganaTag no programa Manhã com Dignidade do dia 21/4/2021.