#SeLiganaTag 31

Na última segunda-feira (4/9), milhões de pessoas foram surpreendidas com a queda de três das maiores mídias sociais do mundo: Facebook, Instagram e WhatsApp, todas propriedades da quase onipresente Facebook.

Quase, porque um erro de configuração nos roteadores da empresa causaram uma interrupção de seis horas dos serviços da plataforma, deixando 3,5 bilhões de usuários desconectados das suas redes sociais e serviços de mensagens.

Mais do que memes e piadas em plataformas concorrentes, como o Twitter, o apagão nos serviços do Facebook expôs o nível de dependência econômica que vários setores possuem dos produtos da mega-corporação de Mark Zuckerberg.

Milhares de empresas e até instituições ficaram sem poder trabalhar ou se comunicar com seus clientes e usuários. A centralização nunca foi uma boa ideia para nada.

Por isso é sempre bom lembrar que existe vida online para além do Facebook. Para mensagens instantâneas existem opções como o Telegram e o Signal, e para as mídias sociais, existem centenas de outras alternativas, inclusive fora das mãos das corporações, como o Mastodon, Friendica e Mobilizon, esse último para criação de eventos online.

Quem quiser saber mais sobre Software Livre, começa no dia 13 o 18° Latinoware, o Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas. Embora muita gente ache que a pandemia não acabou, a maior discussão sobre software livre da América Latina será totalmente on-line neste ano, além de 100% gratuito. Acesse e inscreva-se: https://latinoware.org.

Assuntos e links da coluna #SeLiganaTag no programa Manhã com Dignidade do dia 6/10/2021.
Pular para o conteúdo