Real Democracia: Não está na hora de trocar partidos por algoritmos?

Texto provocativo abordando as possibilidades de democracia direta na sociedade em rede. Rendeu bons debates em listas de discussão.

Cada vez mais brasileiros estão empenhados em difundir ações mundiais de protesto contra ataques à liberdade de expressão e manifestações por reforma política visando a transparência e a participação direta dos cidadãos nos governos.

Sendo o Brasil um país onde muitos movimentos sociais sofrem uma grande influência de partidos políticos e as igrejas (estruturas pouco adeptas de princípios como a transparência e horizontalidade), será que estas mesmas ações ganhariam eco em território nacional?

Será que ações por uma “Real Democracia” no Brasil contariam com os mesmos ativistas que estão empolgados com as manifestações por reformas políticas na Espanha?

Qual será o percentual da sociedade brasileira que se sente representada por um partido político?

Assim como é crescente a insatisfação das populações em relação à democracia representativa, algumas propostas de democracia direta estão sendo testadas, ou melhor, experimentadas em algumas partes do globo.

O Demoex (Partido da Democracia Experimental) é uma destas iniciativas. O Demoex é uma experiência de democracia direta eletrônica na Suécia. O representante eleito vota de acordo com os resultados de consultas e debates online com a população.

O fato é que a tecnologia moderna permite novos arranjos organizacionais na sociedade. Mais sofisticados e complexos e ao mesmo tempo mais transparentes e dinâmicos. Sem atravessadores e mediadores.

Se no Brasil o cidadão pode declarar o Imposto de Renda pela rede mundial de computadores, por que este mesmo cidadão não pode votar no plano diretor da sua rua?

Para que estes novos arranjos sejam desenvolvidos plenamente é necessário universalizar a banda larga e instrumentalizar toda a sociedade para o uso da tecnologia. A consolidação da Cultura Digital é fundamental neste processo.

Não está na hora de trocar partidos por algoritmos?

Outra informações:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia_líquida

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inteligência_coletiva

http://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_eletrônico

http://culturadigital.br/movimento/biblioteca/

 

Texto publicado originalmente no blog Tuxáua Digital: http://www.culturadigital.br/skarnio/2011/05/22/real-democracia/

Pular para o conteúdo