A hashtag de hoje é internacional e internacionalista: #RiseUp4Rojava, para celebrar o 9º aniversário da revolução de Rojava e divulgar ações de solidariedade ao povo Curdo, que em 19 de julho de 2012 expulsou as tropas do regime de Assad no norte da Síria e colocaram em prática o Confederalismo Democrático, de Abdullah Öcalan.
O Confederalismo Democrático Curdo é um sistema de auto-organização baseado em princípios como multiculturalismo, feminismo, economia compartilhada, ecologismo e autodefesa.
De lá pra cá foi quase uma década de resistência contra o Estado Islâmico, e o Exército turco, que desde a década de 1970 está em guerra contra os curdos, que buscam independência na região.
É por isso que ativistas de vários países lançaram uma série de atividades entre os dias 17 a 19 de julho que vão desde a difusão da causa curda ao boicote à indústria do turismo da Turquia.
Para saber sobre esse assunto, que é muito mais complexo e interessante do que falei até agora, siga a pesquisadora @MalaJine nas mídias sociais e divulgue mais esse horizonte político para além do que conhecemos no ocidente e principalmente, na América Latina.
Assuntos e links da coluna #SeLiganaTag no programa Manhã com Dignidade do dia 14/7/2021.