#SeLiganaTag 18

A pandemia começou há mais de um ano e não temos um calendário de vacinação para o coronavírus que inclua as crianças e os adolescentes no Brasil! As crianças estão tendo convívio familiar e social restrito há tempo demais para quem tem 4 e 5 anos de idade, por exemplo. A vida em confinamento pode comprometer o desenvolvimento dos bebês e crianças pequenas no seu período de maior plasticidade neuronal. Crianças com deficiências ou transtornos deixaram de receber atendimento de terapeutas.

Outra questão importante é a de que as crianças estão à mercê de sofrerem mais violências psicológicas, físicas e sexuais, pois os pais que não podem se manter em quarentena acabam deixando os filhos muitas vezes com pessoas sem estrutura ou despreparadas. O Brasil é o segundo país em que mais crianças morrem por complicação da Covid-19, perdendo apenas para o Peru.

existem vacinas liberadas para menores de idade em outros países e aprovadas pela Anvisa no Brasil. Por que ainda não foi feita a compra? Por que não temos um calendário de vacinação para o coronavírus que inclua as crianças e os adolescentes?

Por isso, faço parte de uma campanha pela exigência de um plano de vacinação que cubra de 0 a 17 anos de idade imediatamente. Existe uma petição online sobre esta causa lançada pela jornalista e mãe Ingrid Bezerra. Acesse e divulgue os materiais de campanha. #VACINEMasCRIANÇAS!

 

Assuntos e links da coluna #SeLiganaTag no programa Manhã com Dignidade do dia 7/7/2021.
Pular para o conteúdo