Todos querem ser Ilze Scamparini

O Papa Francisco faleceu hoje, e com isso, vamos assistir mais um show de subserviência estatal e midiática ao Vaticano, que é sempre importante lembrar antes de qualquer coisa: se trata de um Estado teocrático no qual as mulheres não participam do processo eleitoral.

E lá vem mais uma semana inteira de Ilze Scamparini consternada nos telhados de Roma, com toda a imprensa nacional (inclusive a progressista) prestando homenagens à Jorge Mario Bergoglio, que por mais que tenha sido uma boa pessoa – se posicionando contra o genocídio palestino e dando mais autoridades à mulheres em seu papado – esteve à frente por 12 anos de uma instituição que influencia mais do que deveria a política e os costumes de países inteiros, como o Brasil. Uma instituição que atuou ativamente no etnocídio dos povos indígenas, apoiou ditaduras e é um dos pilares do conservadorismo no país. E são estes os únicos pontos que deveriam interessar para quem não partilha dos dogmas católicos ou da fé cristã.

Em um mundo ideal, ou minimamente justo, um conclave não deveria ocupar mais do que algumas notas no noticiário. E os seus impactos não deveriam ir além das comunidades religiosas. É claro que isso está bem longe de se concretizar, mas se ao menos a mídia progressista fizesse a sua parte, cobrindo de forma crítica e problematizando o lobby católico, teríamos mais chance de consolidar um Estado Laico de fato no Brasil.

John Malkovich, Silvio Orlando e Jude Law na

Já que não vamos escapar do assunto nos próximos dias, fica a recomendação da série “O Jovem Papa” (The Young Pope), uma produção da HBO criada e dirigida por Paolo Sorrentino, estrelado por Jude Law e Diane Keaton em 2016 e que teve uma continuação em 2020 chamada “O Novo Papa” (The New Pope), que também conta com John Malkovich. O elenco inteiro é incrível. Destaque para Silvio Orlando, que interpreta o Cardeal Angelo Voiello, Secretário de Estado do Vaticano que nos guia pelos labirintos de interesses e poder da cidade-Estado.

Só mesmo o cinema e a arte para tornar a vida mais palatável enquanto nos preparamos para as próximas ações dos Voiellos que estão neste momento reunidos na Santa Sé.

2 thoughts on “Todos querem ser Ilze Scamparini

Deixe um comentário

Only people in my network can comment.
Pular para o conteúdo