Será que estamos aproveitando todo o potencial de participação nos rumos da sociedade? Será que existem outras formas de organização mais justas do que a democracia representativa? Se quiser saber mais – ou simplesmente quer bater papo – sobre o assunto, participe da Roda de conversa: “Participação para além das eleições” no Tralharia no dia 4 de outubro. Sim, em uma semana mais do que apropriada, na semana das eleições 2018.
A proposta do evento é debater outros sistemas participativos de organização além da democracia representativa. Fui convidado para organizar e convidei o sociólogo Leo Vinícius, que vai falar sobre os paradigmas do movimento Curdo no Oriente Médio, a pesquisadora Ana Soares, que vai abordar a organização do movimento indígena Zapatista no México, e o professor, pesquisador e ativista de Mídia Independente, Cazé, para debater sobre o anarquismo como prática popular para além do reformismo. Eu vou falar sobre experiências de Democracia Líquida e as possibilidades que a tecnologia oferece a participação social na política.
O encontro é aberto e será realizado às 19h do dia 4 de Outubro, no Tralharia, um antiquário, café e bar no Centro Histórico de Floripa que promove atividades culturais como exposições, leituras coletivas e encontros diversos.
O “Tralha” completa três anos de abertura em outubro, e além das habituais exposições, leituras coletivas e encontros diversos, está promovendo uma uma programação muito especial no mês de aniversário.