O assunto de hoje é Paulo Freire, um dos mais importantes intelectuais brasileiros, que desenvolveu um método capaz de alfabetizar rapidamente jovens e adultos, que além de saber ler, passavam a refletir sobre a própria realidade e problemas sociais. É claro que isso traria o educador tanto reconhecimento internacional, como também perseguição da ditadura militar. Perseguição essa, que agora é repaginada em nossos tempos de neofascismo liberal.
É por isso que em 2021, ano do em que Paulo Freire completaria 100 anos no dia 19 de setembro, diversas organizações e movimentos sociais promovem inúmeras atividades de celebração e proteção de sua memória.
Uma dessas ações é a Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, que convocou organizações e pessoas a gravarem vídeos a partir de suas iniciativas. O prazo é até 27 de agosto. Para maiores informações siga a página da campanha no Facebook. Para divulgar e saber outras atividades, se liga na tag em todas as mídias sociais: #PauloFreireVive
Assuntos e links da coluna #SeLiganaTag no programa Manhã com Dignidade do dia 25/8/2021.