Com a volta de Juca Ferreira ao Ministério da Cultura, algumas bandeiras e áreas deixadas em segundo plano nas últimos gestões voltaram para a agenda principal da pasta. A Cultura Digital é uma destas áreas.
Para marcar esta retomada, pesquisadores, ativistas e representantes da Cultura Digital de diversas partes do país foram convocados para uma reunião em Brasília no dia 23 de Abril.
A pauta do encontro tenta dar conta de vários assuntos urgentes, como os Direitos Autorais, Cartografias Colaborativas, Acervos Digitais e a Privacidade na rede. “Precisamos reconhecer que boa parte da fruição da cultura brasileira, se dá, hoje, nos meios digitais”, declara o Secretário Executivo João Brant.
Na abertura do encontro, Juca Ferreira comenta a necessidade de regulação da Internet, que, estando a mercê da política interna de empresas privadas, gera episódios como o imbróglio causado pelo bloqueio de fotos de índios na fanpage do MinC. ¨É preciso que de uma estratégia consistente e politicamente ampla”, conclui o Ministro.
Paulo Rená, ativista do Movimento MEGA, lembra que esta postura progressista do MinC precisa refletir em todo o Governo Federal, pois “após um esforço para aprovar o Marco Civil da Internet no Brasil, a presidenta Dilma aparece vestindo o moletom do Facebook”.
Sobre estas questões Leo Germani, da Diretoria de Cultura Digital do MinC, aponta: “Temos que garantir o caráter livre da internet, para além de regular os espaços privados”. Bia Barbosa, do Intervozes – que aproveitou o evento para entregar uma carta de organizações e movimentos sociais sobre o caso Facebook – lembrou que é necessário saber do espaço de atuação do MinC dentro do próprio Governo Federal, para não criar uma “ilha da fantasia”.
Eu, que estou participando da reunião, acabei de comentar que gostaria mais de ouvir sobre Diaspora do que Facebook. Que um dos temas desta reunião deve ser o desenvolvimento e estímulo de Mídias Sociais Federadas. O próprio MinC, por exemplo, tem perfil na Diaspora ou Quitter? Também lembrei que o aspecto livre de Rádio Digitala pode fomentar uma outra Internet no país, mais universal e democrática.
Ao longo do dia pretendo fazer mais posts. Se tiver alguma ideia ou observação, comente aqui, que eu transmito!
Leia também: Diversidade cultural e linguística na Internet: Um princípio ou um fim?
One thought on “Reunião de retomada da Cultura Digital no MinC”