Reunião de retomada da Cultura Digital no MinC

Com a volta de Juca Ferreira ao Ministério da Cultura, algumas bandeiras e áreas deixadas em segundo plano nas últimos gestões voltaram para a agenda principal da pasta. A Cultura Digital é uma destas áreas.

wpid-20150423_094709.jpgPara marcar esta retomada, pesquisadores, ativistas e representantes da Cultura Digital de diversas partes do país foram convocados para uma reunião  em Brasília no dia 23 de Abril.

A pauta do encontro tenta dar conta de vários assuntos urgentes, como os Direitos Autorais, Cartografias Colaborativas, Acervos Digitais e a Privacidade na rede. “Precisamos reconhecer que boa parte da fruição da cultura brasileira, se dá, hoje, nos meios digitais”, declara o Secretário Executivo João Brant.

Na abertura do encontro, Juca Ferreira comenta a necessidade de regulação da Internet, que, estando a mercê da política interna de empresas privadas, gera episódios como o imbróglio causado pelo bloqueio de fotos de índios na fanpage do MinC. ¨É preciso que de uma estratégia consistente e politicamente ampla”, conclui o Ministro.

wpid-20150423_094007.jpg

Paulo Rená, ativista do Movimento MEGA, lembra que esta postura progressista do MinC precisa refletir em todo o Governo Federal, pois “após um esforço para aprovar o Marco Civil da Internet no Brasil, a presidenta Dilma aparece vestindo o moletom do Facebook”.
Sobre estas questões Leo Germani, da Diretoria de Cultura Digital do MinC, aponta: “Temos que garantir o caráter livre da internet, para além de regular os espaços privados”. Bia Barbosa, do Intervozes – que aproveitou o evento para entregar uma carta de organizações e movimentos sociais sobre o caso Facebook – lembrou que é necessário saber do espaço de atuação do MinC dentro do próprio Governo Federal, para não criar uma “ilha da fantasia”.

wpid-20150423_094157.jpg

Eu, que estou participando da reunião, acabei de comentar que  gostaria mais de ouvir sobre Diaspora do que Facebook. Que um dos temas desta reunião deve ser o desenvolvimento e estímulo de Mídias Sociais Federadas. O próprio MinC, por exemplo, tem perfil na Diaspora ou Quitter? Também lembrei que o aspecto livre de Rádio Digitala pode fomentar uma outra Internet no país, mais universal e democrática.

Ao longo do dia pretendo fazer mais posts. Se tiver alguma ideia ou observação, comente aqui, que eu transmito!

Leia também: Diversidade cultural e linguística na Internet: Um princípio ou um fim?

One thought on “Reunião de retomada da Cultura Digital no MinC

Comments are closed.

Pular para o conteúdo