Sempre tive o privilégio de poder escolher as minhas atividades profissionais levando em conta critérios como afinidade ideológica, aproximação filosófica, estímulo estético ou simplesmente diversão. Pela primeira vez atuei em uma campanha política do lado “de dentro”.
Desde adolescente cultivo uma crescente descrença nos partidos políticos ao da certeza crescente de que a democracia representativa precisa e pode ser superada pela democracia direta.
Levando em conta o tempo e as condições necessárias para estabelecer novas formas de organização social, pela urgência de colocar na gestão municipal um rumo que a cidade merece e, principalmente, pela pluralidade que o projeto político da coligação Avança Florianópolis representou, decidi me envolver com a campanha de Angela Albino e Nildão para a Prefeitura.
Fui coordenador do Núcleo Web da campanha, o que compreendia desde a gestão do site até a estratégia nas redes sociais. Uma campanha cujo primeiro ato foi um debate com blogueiros, e que continuou promovendo o diálogo direto com o eleitor ao ponto de ser a mais presente nas redes sociais (como foi constatado em pesquisas).
Além de ser totalmente desenvolvido com Software Livre, o site Avança Floripa não foi apenas um portal, foi uma rede social entorno de um Programa de Governo debatido até a última linha com a comunidade. A Cultura Digital estava tanto no programa como no dia a dia da campanha.
Infelizmente as urnas não refletiram a rede e a maior parte da população florianopolitana escolheu cenários com poucas matizes de diferença no 2º turno. Participar de uma campanha eleitoral, seja de dentro ou de fora de um pleito, é sempre um momento muito interessante para se conhecer de perto e de forma sintética as entranhas do poder. É também um momento de comprovação do quanto este mesmo poder precisar ser desconstruído.
Encerro este registro agradecendo aos colegas de campanha, aos candidatos, militantes da web e principalmente a minha equipe, que transformou este trabalho em uma militância por um projeto melhor para Florianópolis. Obrigado Binah Ire, Emmanuelli Padilha, Fernanda Afonso, Lis Comunello, Maria Estrázulas, Rafael Gonzaga, Tatiane Gonzaga e Vivian Bárbara!